Vacina da gripe é liberada para o público em geral

0
260

Imunização é oferecida a partir desta segunda-feira, 3/6, enquanto durarem os estoques. Porém, a prioridade ainda é cobrir o público-alvo

A vacinação contra a gripe foi aberta para a população em geral a partir desta segunda-feira, 3/6. Enquanto durarem os estoques, o imunológico será aplicado Unidades Básicas de Saúde (exceto USF Vila Dirce), das 8 às 16 horas.

A liberação foi determinada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira, 31/5 (confira). Até então, a disponibilidade da vacina era exclusiva para o público-alvo da campanha nacional, que inclui crianças de seis meses a seis anos, gestantes, idosos, professores, profissionais da saúde, entre outros.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Carapicuíba, mesmo com a abertura das doses para a população, o foco continua sendo o de cobrir a meta de vacinação dos pacientes prioritários. O órgão municipal ainda afirmou que a eventual falta do medicamento em alguma unidade deve-se a não comunicação de baixo estoque à vigilância, que faz a reposição, e que, no momento, a cidade possui vacinas suficientes para imunizar os munícipes.

A campanha teve início em 10/4 (relembre) e encerrou em 31/5. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% do grupo alvo havia se vacinado nacionalmente. O estado de São Paulo estava entre os que tiveram menor adesão, com em torno de 70%. Nesta semana, 10 milhões de doses estão disponíveis em território nacional, sendo que 4,2 milhões de crianças e gestantes ainda não se imunizaram.

Confira o endereço das UBSs e USFs de Carapicuíba, onde as vacinas são aplicadas (aqui e aqui), além dos detalhes da campanha de vacinação contra a gripe (aqui).

Deixe uma resposta