TRE realiza plantão da biometria neste sábado

0
126

Munícipes que ainda não fizeram o procedimento podem ir até o Cartório Eleitoral, no Centro, das 8 às 13 horas

Por: Caroline Rossetti

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza neste sábado, 13/7, o plantão para o cadastramento da biometria do título de eleitor, em todo o estado de São Paulo. Os carapicuibanos que ainda não fizeram o procedimento, que é gratuito, podem procurar o Cartório Eleitoral, na região do Centro.

O atendimento deve ser agendado no site do TRE (aqui), mas, quem não tiver um horário marcado, a unidade irá atender, por ordem de chegada. Neste dia, o horário de funcionamento será das 8 às 13 horas. O Cartório fica na avenida Fernanda, 141, Centro.

Para fazer a biometria, o eleitor deverá apresentar o documento de identidade (RG), o comprovante de endereço de Carapicuíba, e, se tiver, o título eleitoral antigo – que pode ser consultado através do aplicativo e-título (aqui). No caso de homens, também é necessário a reservista ou o Certificado de Alistamento Militar (CAM).

Quem não conseguir ir no sábado, pode agendar o procedimento de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, pelo site do TRE. O plantão da biometria nos cartórios, aos sábados, ocorrerão uma vez por mês e o próximo está previsto para o dia 10/8.

O Poupatempo de Carapicuíba (av. Des. Dr. Eduardo Cunha de Abreu, 495, Vila Municipal) também faz a biometria de segunda a sábado, mediante agendamento (aqui).

De acordo com o cartório eleitoral de Carapicuíba, a biometria ainda não é obrigatória na cidade, sendo que na próxima eleição, em 2020, a votação ainda não será feita com a digital do eleitor. A previsão é que após o pleito do ano que vem, o município entrará para a lista das cidades com biometria e em 2022 todos os cidadãos deverão ter o cadastro para poder votar.

Mesmo que Carapicuíba ainda não tenha a obrigatoriedade da biometria, o TRE recomenda que o munícipe se adiante, para evitar filas no futuro. O procedimento dura em torno de 15 minutos e consiste na coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada.

Deixe uma resposta