Febre amarela: Filas extensas de vacinação geram tumulto no Plaza Shopping

0
2222

Com cinco polos de vacina nesta semana, prefeitura aguarda liberação de novos lotes de doses

Aglomeração chegou a forçar entrada na porta do shopping/Fotos: Caroline Rossetti – CnR

Nesta quarta-feira, 17/1, pessoas que procuravam por vacina contra a febre amarela no Plaza Shopping Carapicuíba presenciaram cenas de tumulto e filas extensas. Desde antes das 6 horas da manhã, havia tanta gente que a fila já dobrava o quarteirão da Estrada da Ernestina esperando a liberação de senhas.

Por volta das 8 horas, foi anunciado que o polo de vacinação, que realiza o atendimento desde o sábado, 13/1, quando foi realizado o primeiro mutirão na cidade, só havia recebido 750 doses para o dia. Segundo relatos de agentes da Romu, que faziam a segurança no local, a multidão, que esperava do lado de fora do shopping, foi dispersada, e minutos depois foi anunciado que ainda havia mais 1 mil doses que estavam chegando no polo montado para imunizar a população.

Fila chegava até o estacionamento do shopping

Com isso, a aglomeração no local foi imediata. Gritos de ‘queremos vacina’ e alguns empurrões na porta de vidro do shopping foram presenciados pela equipe do Carapicuíba na Rede. Por volta das 10 horas, o tumulto ainda continuava, e as pessoas que permaneciam na fila, que foi remanejada para dentro do estacionamento, alegavam a não distribuição de senhas e a falta de organização. No local, também estavam agentes de trânsito de Carapicuíba e policiais militares que controlavam a situação.

Também nesta quarta-feira, foi divulgado que desde novembro de 2017 até o momento, Carapicuíba atingiu um número de 90 mil pessoas vacinadas.

Questionada pelo CnR, a prefeitura afirmou desconhecer o caso do tumulto no Plaza Shopping. Sobre as doses, foi informado que o município aguarda a liberação de novos lotes da vacina, que devem ser direcionados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e ainda não tem uma data prevista.

Para esta semana, a administração municipal esclareceu que segue com apenas cinco polos de vacinação, no Plaza Shopping e nas UBS Ana Estela, Parque Flórida, Vila Helena e Novo Horizonte, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 10 às 15 horas. Para a próxima semana, ainda não há um planejamento definido.

Sobre novos mutirões de fim de semana, a prefeitura afirmou que espera decisão do Governo do Estado para a realização de ações nos municípios da região, ainda sem previsão de acontecer.

O CnR entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para saber sobre o envio e a quantidade de vacinas para Carapicuíba, mas até o momento da publicação desta reportagem não obteve resposta.

Boatos sobre macaco encontrado morto

Nos últimos dias, correram boatos nas redes sociais e grupos de mensagens a informação de que um macaco infectado com febre amarela teria sido encontrado morto no Parque dos Paturis. Em nota em sua página oficial do Facebook, a prefeitura de Carapicuíba desmentiu, por meio de uma nota, a notícia e ainda recomendou que os munícipes que receberem a mensagem falsa, que denuncie para que possam ser tomadas providências, pois a vinculação de notícia falsa em redes sociais é crime.

A nota na íntegra 

“NOTÍCIA FALSA – Infelizmente, pessoas de má fé estão aproveitando o assunto da febre amarela para passar notícias falsas, com objetivo apenas de causar o pânico na população.
A Prefeitura de Carapicuíba esclarece que NÃO foi encontrado NENHUM macaco morto no Parque dos Paturis.
Caso você receba esse boato maldoso, em vez de compartilhar como pedem, denuncie aqui na página da Prefeitura para que possamos tomar providências. Afinal, divulgar notícias falsas nas redes sociais é crime.
Compartilhe!”

Deixe uma resposta