Carapicuíba promove ações do Outubro Rosa

1
255

Mês da prevenção ao câncer de mama terá palestras em vários pontos da cidade e mutirão de exames de Papanicolau

O Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, terá um extensa programação na cidade. Haverá palestras de orientação ao diagnóstico precoce da doença e à saúde da mulher nas unidades de saúde, na faculdade Estácio, no terminal municipal e no Calçadão, além de mutirão de exames de Papanicolau.

As palestras ocorrerão no Centro de Convivência do Idoso (CCI) – rua Comendador Dante Carraro, 333, Cidade Ariston – no dia 15/10 às 9h30, e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nas unidades do Parque Santa Tereza, em 16/10 às 10 horas; do Centro, em 23/10 às 14 horas; e do Parque Planalto, em 23/10 às 10h30.

No dia 18/10, equipes de saúde também realizarão duas palestras na faculdade Estácio/FNC, no Centro, das 8 às 9 horas e das 19 às 20 horas. Também nesta data, ações de conscientização ocorrerão das 8 às 12 horas no Calçadão de Carapicuíba, no Centro, e no Terminal Municipal Rodoviário, próximo à estação Carapicuíba da CPTM. Todas as Unidades de Saúde Básica (UBS) estarão orientando as carapicuibanas durante todo o mês, com programação específica em cada local.

O Outubro Rosa ainda será de mutirões de exame Papanicolau na Policlínica, localizada na rua Itajubá, s/n, Parque Santa Tereza. As coletas ocorrerão nos sábados, 20 e 27/10, sendo necessário apresentar cartão SUS e RG para o atendimento, com distribuição de 50 senhas a partir das 8 horas.

Durante este mês, a Praça das Bandeiras, no Centro, receberá iluminação rosa em razão da campanha. As atividades do Outubro Rosa são uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município, em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 59 mil casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil este ano. Deles, quatro em cada cinco pacientes tinham acima de 50 anos de idade. Em 95% dos casos, a descoberta precoce da doença traz chances de cura.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite
    Está certo, outubro Rosa cheio de palestras de conscientização, iluminação rosa e tudo mais.
    Mas é os exames pq esses sim é que faz toda diferença para um diagnóstico precoce
    E não vi nada relacionado a isso
    Ultrassom da mama, mamografia
    O mais importante n vão fazer
    Sendo assim de nada adianta essas palestras n concordam??

Deixe uma resposta