Base da GCM no Planalto está ‘em ruínas’

0
390

Relatos apontam que prédio, inaugurado em 2016, sofre com infiltrações, mofo e falta de manutenção

Nos últimos dias, o Carapicuíba na Rede recebeu denúncias sobre a situação precária em que se encontra a base comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM) na região do Parque do Planalto. Entre os problemas, o prédio apresenta infiltrações e em dias de chuva, como a que atingiu a cidade nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5/7, a cozinha do galpão fica alagada.

Base do Planalto está com falta de manutenção. Da esquerda para a direita: pátio, vestiário, banheiro, cozinha e pátio /Fotos: Arquivo pessoal

O CnR teve acesso a um vídeo, gravado na madrugada de quinta para sexta, onde é possível ver a água da chuva escorrendo pelas paredes do refeitório e formando poças no chão. De acordo com relatos, além das infiltrações, as paredes estão com mofo e rachaduras. Ainda, o banheiro da base está com mictório fora de uso e coberto com um plástico.

O espaço, localizado na rua Serra dos Cristais, número 128, funciona em um galpão reformado de uma antiga empresa, que foi desativada. A inauguração da base ocorreu em dezembro de 2016 e, na época, a prefeitura tinha planos de construir uma sede definitiva para a guarda (saiba mais). Antes do endereço do Planalto, os policiais utilizavam um espaço no Ginásio Tancredo Neves, na avenida Inocêncio Seráfico, desde que a GCM foi criada, em 2011.

Atualmente, além da base do Planalto, a guarda conta com outra no encontro das avenidas Bárbara Hipólito e Comendador Dante Carro, no Ariston, que, segundo relatos, também está com falta de manutenção.

O Carapicuíba na Rede entrou em contato com a prefeitura que, em nota, afirmou que nos próximos dias iniciará as obras da nova sede da GCM, que será na região do Centro, para que ‘os guardas possam contar com espaço adequado e equipado para anteder ainda melhor as ocorrências da cidade’. Com a inauguração do novo prédio, que passará por adequações, a base do Planalto será desativada, por isso, a gestão informou que não serão feitas reformas no local. A administração municipal afirmou que a mudança ocorrerá ainda este ano, mas, não cravou uma data.

Foi ressaltado que novas viaturas e equipamentos foram entregues para a guarda durante o atual mandato. Na lista de promessas, a prefeitura também pontuou que entregará novo fardamento para os policiais e irá ampliar o efetivo, com agentes que foram aprovados em concurso público.

Prédios da PM e Polícia Civil

No final do mês passado, foi anunciado que a 2ª Delegacia de Polícia Civil também trocará de endereço. O atual prédio, localizado na Vila Sul Americana, será substituído por instalações na avenida Inocêncio Seráfico, na Vila Dirce. O espaço passará por adequações e ainda não há uma data prevista para a mudança (saiba mais).

Questionada sobre os custos que os prédios da Polícia Militar e Delegacias da Polícia Civil trariam ao município, a prefeitura não respondeu.

Deixe uma resposta